BIC Innovation - STP

BIC INNOVATION leva temática do empreendedorismo a São Tomé e Príncipe

A convite da Direção do Empreendedorismo, serviço do Ministério da Juventude, Desporto e Empreendedorismo de São Tomé e Príncipe, a BIC INNOVATION esteve, recentemente, em território santomense para participar, como entidade oradora, no ciclo de conferências temáticas do evento “B2B e B2C – Empreendedorismo, Economia Criativa, Networking e Feira de Oportunidades”.

José Martins (BIC Innovation) e Alexsander Ferreira (Diretor do Empreendedorismo – Direção do Empreendedorismo São Tomé e Príncipe)

1ª Imagem: Vinício de Pina (Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo de São Tomé e Príncipe), Maria da Graça Lavres (Ministra do Turismo, Cultura, Comércio e Indústria), e José Martins (BIC Innovation). 2ª Imagem: Maria da Graça Lavres (Ministra do Turismo, Cultura, Comércio e Indústria), José Martins (BIC Innovation), e Alexsander Ferreira (Diretor do Empreendedorismo – Direcção do Empreendedorismo de São Tomé e Príncipe)

Numa primeira conferência, José Martins, em representação da BIC INNOVATION, abordou a temática do “Turismo – Situação Atual e Perspetivas Futuras”, indicando pontos comuns entre o caso português e o santomense, bem como o estabelecimento de possíveis sinergias. Numa segunda conferência, aprofundou o tema da “Importância da Certificação e do Empreendedorismo” como catalisadores de novas realidades e oportunidades de negócio.

Esta foi uma excelente oportunidade para a BIC INNOVATION interagir, junto de empreendedores, empresários, jovens com iniciativas empresariais e estudantes, sobre a problemática do empreendedorismo e a criação do próprio negócio.

São Tomé e Príncipe é um país predominantemente jovem, marcado quer pela grande dependência de financiamento externo, quer pelo peso que a economia informal ocupa na sua sociedade. Uma situação que os governantes santomenses querem inverter, pelo que, em busca do desenvolvimento do país, procuram incentivar a aposta em novos desafios, sendo um deles o empreendedorismo.

Tal como foi sendo referido pelos diversos intervenientes, ao longo desta iniciativa da Direção do Empreendedorismo de São Tomé e Príncipe, assiste-se a uma imensa massa criativa entre o povo santomense. Uma força motriz que não pode ser desvalorizada e à qual os governantes estão atentos. Razão pela qual começam a surgir apoios ao empreendedorismo, ainda que de forma tímida, mas que estão a contribuir para o surgimento de novos projetos em diversas áreas, grande parte das quais até agora dadas como pouco relevantes.

Um exemplo deste empreendedorismo santomense refletiu-se, no decorrer do evento, com a realização da “Feira do Empreendedorismo”, no Parque Popular.

Ainda a propósito da temática do Empreendedorismo, Alexsander Ferreira, Diretor do Empreendedorismo, sublinhou que “o desenvolvimento da capacidade de gestão e tecnológica, a formação, o conceito e a facilitação da vida aos empreendedores, e a criação de oportunidades” serão as apostas do Governo santomense, “através de políticas estratégicas que vão de encontro à criação de uma cultura empreendedora e de negócio junto dos nossos parceiros internos e externos”. Acrescentando que “com consciência das dificuldades que todos enfrentamos, mas com espírito empreendedor, de certeza que seremos resilientes e ultrapassaremos a meta”.

A Direcção de Empreendedorismo é o serviço do Ministério da Juventude, Desporto e Empreendedorismo, encarregue de definir, propor, conduzir e avaliar ações e políticas do Governo no domínio da promoção de empreendedorismo em São Tomé e Príncipe.

Em jeito de conclusão desta participação da BIC INNOVATION em território santomense, poder-se-á afirmar que, no quadro socioeconómico que encontrou, a iniciativa privada e a vontade de empreender ganham importância por ajudarem a mudar o status quo, nomeadamente por via da promoção de políticas de incentivo ao empreendedorismo, para gerar emprego quer no setor estatal, como no privado.